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Confiança do consumidor aumenta em dezembro, diz FGV
Pesou sobre resultado maior satisfação econômica com o presente.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) registrou variação de 0,5% entre novembro e dezembro, passando de 119,0 para 119,6 pontos, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (23).
A FGV informa que o resultado deste mês é uma combinação de maior satisfação com o presente e de expectativas estáveis em relação aos meses seguintes. O Índice da Situação Atual (ISA), um dos que compõem o ICC, subiu 1,0%, indo de 139,3 para 140,7 pontos, maior nível desde julho passado (144,6 pontos), e o Índice de Expectativas, outro componente, variou 0,3%, ficando acima da média histórica pelo segundo mês consecutivo, ao passar de 108,3 para 108,6 pontos.
Segundo a FGV, o aumento da satisfação com a situação econômica presente foi o item que mais contribuiu para o desempenho do índice. A proporção de consumidores que a avaliam como boa subiu de 25,1% para 27,1%; dos que a julgam ruim caiu de 18,9% para 17,0%.
Quanto às perspectivas para os próximos seis meses, a FGV disse que a parcela de consumidores prevendo melhora aumentou de 26,3% para 26,7%; a dos que esperam piora diminuiu de 18,5% para 16,8%.