Rua Aleixo Costa, 128 - Centro, Mogi das Cruzes/SP
- (11) 4726-8623
- (11) 98599-3325
Desculpa, mas educação profissional de qualidade é fundamental
Entendo que a Educação Profissional de Qualidade deve influenciar o educando mesmo antes de seu término do referido curso
Entendo que a Educação Profissional de Qualidade deve influenciar o educando mesmo antes de seu término do referido curso, ou seja, no ínterim do curso o educando deverá receber investimento qualitativos que definem a sua performance profissional, eis o motivos do EIXO PRÁTICO, após as habilidades e competências de cada curso de graduação.
Obstante, ao fato entendo ainda que na PÓS-GRADUAÇÃO, o EIXO PRÁTICO deve ser mais desenvolvido, onde os CASES serão o maior objetivo de cada aula discursiva e obtenção de soluções com menor RISCO de ônus, custos e despesas para o ÁGIO ou resultados positivos.
O tempo é irreversível em qualquer situação, e a EDUCAÇÃO exige recursos que possibilitem o entendimento dessa máxima, mesmo sabendo que as variáveis intrínsecas e extrínsecas estão presentes nessa equação.
É importante a inserção de um GESTOR EDUCACIONAL, na compreensão da busca desse diferencial qualitativo, não se restringindo a outros recursos ou fontes que devem ser aplicados, pois a busca da qualidade através da excelência do profissional no mercado de trabalho lhes concederá um diferencial competitivo que suportará a sua continuidade e sua sustentabilidade na atividade econômica de sua escolha.
É fato que nesse busca da EDUCAÇÃODE QUALIDADE o PROFESSOR é peça fundamental com sua metodologia, sua habilidade, sua competência, sua performance em sala de aula, seu conhecimento em tecnologia, sua cultura, seu eixo prático, seus artigos publicados, seus livros editados, suas palestras proferidas, seu trabalho voluntariado, e demais qualidades que possam prover uma interação entre educando, disciplina, mercado, sociedade em geral e conhecimentos técnicos e específicos.
“É lúdico ensinar, SE NÃO DEMONSTRA com exemplos comprováveis para agregar valor a sua metodologia de ensino junto ao educando.”
No CARNEGIE LEARNING, a metodologia de ensino é focada em:
LER + ENSINAR + ESCREVER = TRANSFORMA.
A EDUCAÇÃO COGNITIVA COM APRENDIZAGEM E PRÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO É MAIS COMPREENSÍVEL.
No KHAN ACADEMY, entende que a EDUCAÇÃO tem um sentindo latto, onde o professor ensina o que acredita e no resultado de sua pesquisa através de seus escritos e projetos formulados e apresentado ao educando.
No CURSERA do MIT, entende que a EDUCAÇÃO É A CONSCIÊNCIA de todos os envolvidos no processo.
No CIT – Content Technologies Inc. entende que:
“A noção de Inteligência Artificial é uma coisa do passado. A realidade da Inteligência Artificial é uma coisa do presente.”
Para que tenhamos a noção da importância da qualidade na educação em todos os níveis, principalmente na EDUCAÇÃO SUPERIOR, vejamos o que nos ensina Edgar Morin em seus escritos e em seus SETE SABERES:
- As cegueiras do conhecimento: o ERRO e a ILUSÃO;
- Os princípios do conhecimento pertinente;
- Ensinar a condição humana;
- Ensinar a identidade terrena;
- Enfrentar as incertezas;
- Ensinar a compreensão;
- A Ética no gênero humano
Uma Nação é o reflexo de sua Educação, e não podemos nos furtar a comentar que há determinado país que apesar de suas riquezas naturais e terras férteis, sua sociedade é considerada pobre, o que racionalmente isto é no mínimo discutível.
Entendo que a simples equação de HABILIDADE, COMPETÊNCIA E EIXO PRÁTICO, precisa receber um UP GRADE para se adequar diante do mundo globalizado com a inserção da Tecnologia da Informação, Nanotecnologia, e a Inteligência Artificial no labor dos profissionais e de empresas, que hoje, tem concorrência mundial.
A Academia, Universidade, Centro, Instituto e Faculdade devem entender que sua limitação em sala de aula e nos limite geográfico de suas instalações não lhe trará a sustentabilidade e continuidade de sua atividade, caso não rompa os obstáculos que inibe a sua presença na comunidade e sociedade que se avizinham, mesmo sabendo que necessita de recursos para determinados eventos e inserção, mas é altamente necessário esse entendimento.
Se a Instituição se apequenar diante da crise econômica, haverá um momento que ninguém irá perceber a sua existência, já que há no mercado outras Instituições que investem pesadamente na busca da QUALIDADE EDUCACIONAL, e as desculpas daquela Instituição que não investiu será a sua lápide.
Sua inércia, inépcia, inobservância e letargia, em nada hão de contribuir, diante de sua posição de GESTOR EDUCACIONAL, pois as análises procedidas devem receber as melhorias necessárias.
Peço educadamente desculpas aqueles que se sentiram afetados pelos escritos, mas estamos vivenciando um fato que ainda pode ser contido, mas depende de AÇÃO e ATITUDE proativas.
AUTOR: ELENITO ELIAS DA COSTA, só um ser diferenciado.